FICHAS INFORMATIVAS

POR ANTONIO COXO

 

 

 Sobre A Legibilidade


por Allan Haley

 

A claridade tipográfica vem em dois sabores: legibilidade e leitura. Qual é a diferença? A legibilidade é uma função do projecto do corpo. É uma medida informal de como facilmente deve distinguir uma letra de outra num corpo particular. A leitura, por outro lado, é dependente de como o corpo é usado. A legibilidade é sobre a tipografia. É uma medida de como facilmente as palavras, as frases e os blocos da cópia podem ser lidos.

Legibilidade: Um traço, nem é sempre um objectivo
Primeiramente, nem todos os corpos são ou devem ter sido criados com a legibilidade como uma função preliminar do projecto. Muitas faces são extraídas com a finalidade de criar uma indicação tipográfica, ou fornecendo um espírito particular ou um sentimento de comunicação gráfica. Alguns corpos são projectados apenas estar para fora da multidão. Quanto maior for o grau de personalidade de um corpo, espírito, ou distinção, entretanto sofre quase sempre proporcionalmente na escala da legibilidade.

Três aspectos do legibilidade
Então o que faz um corpo legível? Uma máxima tipográfica é que os corpos mais legíveis são "transparentes" para o leitor, isto é, eles nem chamam a atenção para si próprios. Adicionalmente, os corpos os mais legíveis contêm boas características e no seu projecto. Isto pode parecer um “oxymoron tipográfica “ que não é. "As boas características " terão que ver com coisas como contadores grandes, abertos, a altura x da letra pequena, ampla, e formas as dos caracteres que são óbvias e fáceis de reconhecer. Os corpos os mais legível são contidos também. Nem são excessivamente claros ou bold (realce), as mudanças do peso dentro linhas de caracteres são subtis, e os serifs, se a face os tiver, nem chamam a atenção sobre si.

Contadores, os espaço brancos dentro das letras tais como o ' o, ' ' e, ' ' c, ' etc., ajudam a definir um caractere. Os tipógrafos acreditam que os contadores grandes são uma ajuda ao reconhecimento do caractere . Um produto vendável tem contadores abertos está geralmente numa letra pequena e larga. Se a altura x não for excessivamente grande, isto pode também melhorar a legibilidade de um corpo. Porque 95% do que nós lemos está em letra pequena, a letra grande proporciona geralmente o resultado em um corpo mais legível.

Enquanto Virtualmente todo o corpo serifado pode beneficiar dos contadores abertos grandes, "Clarendons" como Nimrod ou Scherzo e interpretações contemporary "de projectos do estilo velho", tais como Monotype Bembo e ITC Weidemann, tende a vir o mais naturalmente por este traço.


Abra naturalmente contadores

 

 


Contadores grandes, abertos, x-alturas letra pequena amplas


As mudanças do peso são subtle e os serifs nem são dominantes


A x-altura grande pode melhorar o legibilidade

As formas individuais da letra podem também afectar a legibilidade do corpo. Para o exemplo: o ‘a’ encontrado em Stellar ou em Exlibris é muito mais legível do que o ‘a’ encontrado em Futura ou em Erbar. o ‘g’ letra pequena baseou-se nas formas Roman da letra é mais legível então o ‘g’ simples encontrado em Helvética ou em Glypha. Em corpos velhos do estilo tais como Monotype Plantin, Galena e ITC Berkeley Oldstyle, os caracteres individuais têm mais personalidade do que aqueles de corpos tradicionalmente "legíveis" e virtualmente nenhuma perda na legibilidade dos caracteres.

Quando o argumento continua de que os serifs dos Sans são mais fáceis de ler do que Serifs no texto impresso, corpos do Serif dos Sans, porque as formas das letras é mais simples, ficou provado ser ligeiramente mais legível do que seu primo Serifado.


Corpos com personalidade

 


Legibilidade do efeito das formas de caracter

Poucos Serifs e pesos claros
Um outro inconveniente potencial de corpos do serif é que o legibilidade de letras individuais sofre quando os serifs têm formas exageradas. Os serifs longos, aqueles que são excepcionalmente pesados e aqueles com formas incomuns todas diminuem a legibilidade. Os serifs ideais são um tanto curtos e suportados ligeiramente. São também pesados bastante ser óbvios contudo não conspícuos. Os corpos tais como Monotype Sabon e pedra do ITC têm serifs grandes.

Uns corpos mais claros são geralmente mais legível do que uns pesos mais pesados do tipo. Permitem completamente, contadores abertos e formas de caracterunmodified. Os estudos mostraram que a mais melhor espessura do curso de caracterpara corpos do texto é aproximadamente 18% da x-altura. Os corpos com os pesos similares àquele de Albertina regular, livro do ITC Officina Sans e Cartier registram a queda roman nesta categoria geral.

Tipo Transparente
O metaphor "do tipo transparente" foi inventado por Beatrice Warde, pelo gerente famoso do marketing de Monotype dos 1930s e pelo 40s. Escreveu uma vez em um artigo que o tipo bom é como "um goblet de cristal" que permitisse que o índice seja mais importante do que o recipiente. Warde contended que os mais melhores tipos nem começam na maneira do processo de uma comunicação: estas faces são virtualmente invisíveis e permitem que as palavras façam à indicação-nem o tipo. Quando este for conselho prudente, se este princípio estivesse seguido rìgida, uma comunicação gráfica seria aproximadamente tão emocionante quanto um frio da cabeça. Isto nem significa que os corpos legivel nem podem ser distintivos no projeto, ou que nós devemos usar no. ionic 5 para todo o tipografia. Alguns corpos distintivos, tais como Truesdell, Agfa Rotis, ou Alinea, fazem também pias batismais finas do legibilidade. O metaphor é, apesar de tudo, um goblet-not-nem de cristal um frasco vazio do atolamento.

Tipografia Situacional
As situações ou os contextos específicos podem também afectar a legibilidade do corpo. Para o exemplo, se a cópia tiver muitos dos numeeses, uma cara do serif dos sans pode ser a mais melhor escolha. A razão? Os numeeses do serif de Sans são mais simples e têm formas de caracteres mais reconhecidos do que suas contrapartes roman.

Então há as épocas em que você tem muito a dig-e nem muito quarto em que para o dizer. Nos exemplos goste destes, faces com proporções condensadas são a mais melhor escolha. Os corpos condensados da luz ao peso médio trabalham também bem em quartos typographic cramped porque seus contadores nem são prone a preencher. As faces do serif de Sans são quase sempre a escolha a mais segura porque suas formas de caracterindividuais tendem a ser mais legível. Um corpo do serif tal como ITC Garamond condensado ou galena condensado pode ser tão pequeno eficaz quanto 8 aponte ou 9 pontos, mas quando os tamanhos menores estão requeridos, um serif dos sans como Generica condensado ou Abadi condensado são opções melhores.


Espaço-eficiente e legível

Mesmo que virtualmente qualquer um possa ajustar o tipo hoje, há ainda muitas habilidades que separam o tipografo e o desenhador gráfico do Publisher desktop. Escolhendo o absolute melhor-e às vezes a maioria de legivel-legivel-corpo é uma daquelas habilidades.


Allan Haley é o diretor creativo para Agfa Monotype Corporation.