Bost-2.JPG - 5961 Bytes

BOSTON TERRIER

Estalão




Caracteristicas Gerais

É alegre, dotado de grande vivacidade e inteligência, pelo curto e liso, cabeça curta, forma compacta, cauda curta, bem balançeado, tigrado castanho escuro ou preto e uniformente marcado com branco. A cabeça está em porporção com a sua dimensão e a sua expressão indica um elevado grau de inteligência. O corpo é de preferência curto e bem ligado, os membros robustos e elegantemente configurados, a cauda é curta e não é caracteristica (recta ou em forma de saca rolhas) proeminente de forma a que não pareça desproporcionada. Transmite a impressão de determinação, força e actividade, com um estilo de alta beleza. Andamento fácil e gracioso, a proporcionalidade de combinação das cores e das marcas brancas são as principais caracteristicas que representa e distingue a raça. Balanço, expressão, estilo, movimento, cor e marcas brancas serão seguramente as particularidades determinantes na consideração do aspecto geral mais do que outros pontos.

Temperamento

É um amigo cordial e tem uma alegre personalidade. Têm uma excelente disposição e um alto grau de inteligência, o que faz dele um incomparavel companheiro.

Dimensões

O seu peso está dividido em três classes menor 15 lb (+/- 7 kg), maior ou igual 15 lb e menor 20 lb (+/- 9 kg), e maior ou igual 20 lb não devendo exceder as 25 lb (+/- 11 kg) é nestas classes que são julgados nos EUA na Europa, apenas existe uma classe. A altura da perna deve balancear com o comprimento do corpo para dar ao Boston Terrier uma aparência quadrada e proporcional. O esqueleto e massa muscular devem estar em proporção para que pareça harmonioso. Faltas: Pernas demasiado altas em relação ao corpo, corpo demasiado comprido em relação à altura das pernas, esqueleto e massa muscular desequilibrando a aparência.

Cabeça

O crânio é quadrado, plano no topo, liso, livre de rugas, face plana, stop bem marcado. O Boston Terrier ideial têm uma expressão atenta e bondosa, indicando um alto grau de inteligência. Esta é a mais importante caracteristica da raça. Os olhos são largos, redondos e de cor escura. Os olhos estão implatados dentro do quadrado cujos cantos estão em linha com a face vista de frente. As orelhas são pequenas, erectas, proporcionadas à cabeça, naturais ou curtadas consuante a forma da cabeça e situadas perto dos cantos do crânio se possivel..

Face (Focinho)

A face (focinho) é curta, quadrada, larga e profunda e em proporção ao cránio. Livre de rugas, curta em comprimento como em profundidade, não deve exceder em comprimento 1/3 do comprimento do crânio. A face desde o stop até ao fim do nariz é paralela ao topo do crânio e deve ser bem proporcionada. A maxila é larga e quadrada com dentes curtos e regulares. A mordedura do Boston Terrier é prógnata ou igual serra.

Lábios

Os lábios apresentam boa profundidade, mas não pendentes, cobrindo completamente os dentes quando a boca está fechada. Faltas: boca torcida.

Nariz

O nariz é preto e amplo, com uma boa linha de definição entre as narinas. Faltas: nariz borboleta, nariz demaseado apertado.

Pelagem

O pelo é curto, liso, macio, brilhante e de fina textura.

Côr e Marcas

Tigrado, preto ou castanho escuro com marcas brancas. Tigrado é sempre preferido se todas as outras qualidades forem semelhantes.

Marcas

Obrigatórias

Bandas brancas na face, banda branca entre os olhos, branco no peito.

Ideais

Bandas brancas na face, banda branca entre os olhos e por cima da cabeça, colar branco, peito branco, branco em parte ou inteiro dos anteriores e nos posteriores abaixo do jarrete.

Olhos

Os olhos são grandes, redondos, escuros e estão implementados no quadrado do cránio e os cantos de fora estão inseridos numa linha horizontal vista de frente, com os ângulos externos sobre o plano das bochechas. Faltas: Olhos mostrando muito branco.

Pescoço

O comprimento do pescoço deve mostrar uma imagem de balanço e harmonia no cão. Isto é levemente arqueado, transportando a cabeça graciosamente e colocando-a asseadamente nos quartos dianteiros. A nuca é curta embora quadrada com o corpo.

Dorso

O dorso é levemente curvo (quase direito) em rampa do pescoço até ao nascimento da cauda que deve estar acopulada na rectaguarda, flancos ligeiramente salientes, torax largo. Faltas: Dorso selado, ou dorso irregular, cauda levantada.

Membros Anteriores (quartos dianteiros)

Os ombros são oblíquos e bem deitados para trás, proporcionando-lhe um movimento alegre. Os cotovelos posicionam-se nem para fora nem para dentro. Os braços são colocados proporcionalmente paralelos e direitos com ossos rectos e musculados, quando vistos de frente, de lado devem fazer uma linha desde o pé até aos ombros. As mãos/pés são pequenos, redondos e compactos, o ângulo não deve ser para fora nem para dentro. Dedos arqueados e unhas curtas. Faltas: Braços deficientes em substância, pés tortos.

Membros Posteriores (quartos traseiros)

As pernas são fortes e bem musculadas, em correcto aprumo e inclinadas nos metatarsos. Bem proporcionadas não sendo demasiado abertas nem estreitas. Coxas fortes e musculadas. Curvilhões (jarretes) que não estão virados nem para dentro nem para fora. Faltas: Joelhos direitos

Movimentos

Marcha harmoniosa com passada ritmada, cabeça erguida em linha com o ritmo do movimento. Os anteriores e posteriores movem-se com elegância e potência e cada passo indica graça e desenvoltura.

Resumo

O corpo curto compacto do Boston Terrier com as caracteristicas únicas da cabeça e boca quadradas e as suas marcas brancas resulta no mais esmerado e charmoso Americano. Os Americanos têm uma frase que resume muito bem o Boston Terrier "The big dog in the little body" um cão grande num corpo pequeno.

Escala de pontos

Aspecto Geral 10
Expressão 10
Cabeça 15
Olhos 5
Orelhas 5
Topline,Corpo, Pescoço 15
Mãos 10
Retaguarda 10
Pés 5
Côr, Pelo e Marcas 5
Andamento 10

Total 100

Disqualificações

Cauda curtada/amputada;
Cores preta e tigrado compactas sem marcas brancas;
Outras cores;
Nariz despigmentado (cor de rosa);
Olhos azuis, em côr ou com qualquer colorido.


PRINCIPAL HISTÓRIA IMAGENS LINKS CONTACTO FUTURO/BÉBÉS

Página realizada por: João Carlos Nunes