O Abrigo do Avô na ornitologia

Estava muito longe de poder ter ideia quando em 1965 entrei para a escola primária e fazia parte do meu trajecto, de casa para a escola e vice versa, a passagem obrigatória pelo canaril do falecido ornitófilo Fernando Canto, que eu viria a ter um percurso ligado à ornitologia como o que se verificou até hoje.

Instalac.jpg - 125 117 Bytes
Vista parcial das instalações

Recordo-me do fascínio que sentia ao visitar o canaril dele, ele não gostava muito que os miudos o fizessem, mas eu gostava imenso de ouvir as suas conversas, de ver os pintassilgos com apenas um colete num poleiro na janela do canaril, o treino dos tentilhões dentro de pequenas gaiolas de arame e madeira todas envolvidas com um pano branco ou o manuseamento das aves em criação e todos os seus preparativos e alimentação (recordo-me de ajudar a misturar o pão ralado a cenoura e o ovo cozido uma vez que naquela altura não existiam o sortido de papas da actualidade).

KingParrot.jpg - 17 000 Bytes

Periquito de Rei Australiano - (Alisterus scapularis)

Naturalmente que o meu primeiro casal de canários de criação seria oriundo do canaril de Fernando Canto que desencadearia toda a identificação com esta temática dos animais de companhia e das aves em particular. Mas só a partir de 1976 de forma mais séria e empenhada iniciei um programa de criação de canários que viria mais tarde a interromper por razões pessoais de força maior, cumprimento serviço militar ... .. .

Como constatam não aprecio o formato de composição dos sites habituais e não gostava de vos facultar um site como uma lição de um entendido e experiente ornitofilo com elaborados textos técnicos, etc. .. Apenas deixo testemunhos, apresento-me e disponibilizo-me para todas as questões que entendam úteis colocarem-me.

COM_Prata.jpg - 17 306 Bytes

Ensignia de Prata - COM

Como sempre digo que mais vale um orgulhoso assumido do que um falso humilde escrevo que sou dos poucos portugueses, com a condecoração das ensignias de prata da COM - Mundial, condecoração atribuída após a empenhada participação na comissão executiva da organização do Campeonato Mundial de 2001 em Sta Maria da Feira pelo trabalho e dedicação ao sucesso do evento. Depois de em 1970 ter visitado na antiga FIL Lisboa o ultimo mundial realizado em Portugal

Sendo o corolário de um dedicado tempo à ornitologia desportiva nas mais diversas funções nos orgãos sociais na direcção da Federação do Sul (FOSIP) e na direcção da Associação dos Avicultores de Portugal, continuando no entanto também mais tarde já sem responsabilidades de gestão corrente no conselho fiscal e mesa da assembleia geral e em outras funcoes.

Papaga.jpg - 125 895 Bytes

Papagália

Tive presente a lucidez de me saber retirar no momento bom e certo das direcções dando lugar a outros ornitófilos renovando as ideias, as práticas e os protagonistas.

O meu stam é AE/26 (FPO/AAP) 092I (FONP/COA) foi os que recebi depois de surgido alguns problemas na suas atribuições deslocadas no tempo e ao longo de todo este mais recente tempo esqueci-me que estava a criar também um filho e que lhe poderia "transmitir" este benigno "virus" o que sem eu me aperceber veio mesmo a acontecer, acresce que quando dei conta ele até estava a escolher na escola vias ligadas a projectos pecuários na área da agronomia colocando uma outra visão e reflexão em torno desta actividade.

Com o meu filho despertou outro dormente interesse o dos psitacídeos e com esta nova vertente que não os canários surgem novos desafios e espécies, temos depois de construídas, por nós, as instalações as seguintes espécies:

RedWing.jpg - 17 110 Bytes

Asa Carmesim / Vermelha - (Aprosmictus erythropterus)

Periquito Ancestral - (Melopsittacus undulates) diferentes mutacoes
Periquito Red rumped - (Psephotus haematonotus) Laranja, Rubino, Lutino, Albino, Azul, Opalino, Pastel, Platinum
Hooded (Psephotus Dissimilis)
Red Vented Blue Bonnet (Northiella Haematogaster)
Periquito Mulga - (Psephotus Varius)
Catarina - (Bolborynchus Lineola) Verde, Azul, Lutina, Creme-Ino, Diluidas SF, DF, Lacewing
Kakariki - (Cyanoramphus NovaZelandiae) Verde Arleqim, Verde Gel
Bourke - (Neophema Bourkii) Rubino, Lutino, Fallow, Cor Selvagem portadores
Forpus - Lutino, Azul, Verde, Arlequins
Varios especimes de papagaios e agapornis aparecendo por vezes novidades

Procuramos ter aves de excelente qualidade, manuseadas dentro das boas práticas, com bom património genético, anilhas fechadas e garantia de alimentação de superior triagem num ambiente natural e asseado. Os excelentes resultados desportivos o demonstram.


Temos disponiveis para VENDA

Sob consulta ... .. .



PRINCIPAL HISTÓRIA STANDARD IMAGENS LINKS FUTURO/BÉBÉS

Página realizada por: João Carlos Nunes