Dálmata

 

Apurado como cão de acompanhamento de carruagens, ou seja, um cão que caminhava ao lado das carruagens de modo a afastar eventuais ladrões. Deve o seu nome à zona da ex-juguslávia de onde é natural, a Dalmácia. O pêlo branco com pintas pretas torna esta raça tão característica e apreciada que facilmente é reconhecida por toda a gente. A sua enorme reputação aplica-se grande parte ao filme da Walt Disney para crianças "Os 101 Dálmatas" baseado no livro de Dodie Smith com o mesmo nome. Este retrata o anseio de uma milionária sem escrúpulos em possuir um original casaco de pele de Dálmata. A grande preocupação actual dos criadores é garantir a preservação das pintas que ainda hoje diferenciam o Dálmata de todos os outros cães. Não basta ter pintas: elas têm que ser perfeitas, de ter o tamanho ideal e de ter uma distribuição e cor exactas de modo a manter a elegância da raça. Curiosamente, ao nascer estes cães são de um branco inocente levando ainda algum tempo para que se desenvolvam. O Dálmata é normalmente bastante alegre, sempre pronto para brincadeiras e longas caminhadas. Tem um temperamento bastante dócil com as crianças pelo que é extremamente bem aceite pelas famílias como cão de companhia.

 

 

 

Descrição
Possui uma cabeça de comprimento médio e um focinho vigoroso. O stop é marcado. O nariz tem a cor em harmonia com a da pelagem, podendo ser preto ou castanho. Os olhos são pretos ou castanhos, redondos, com um rebordo preto ou castanho conforme a cor das pintas, de expressão viva e inteligente. As orelhas têm inserção alta na cabeça, arredondadas na ponta e são mantidas junto à cabeça. Os membros anteriores são verticais e os posteriores arredondados. Tem os pés de "gato", redondos e arqueados. A cauda é comprida, devendo atingir os jarretes, e é trazida levantada com uma ligeira curva.

O pelo é curto, liso e grosso. Deve ser forte e brilhante. A cor do fundo é sempre o branco e as manchas são pretas ou fígado. Os exemplares menos manchados são os mais admirados, sendo considerado defeito quando duas manchas se juntam (excepto nas orelhas).

É um cão muito responsável e sereno. Tem um espírito aberto mas é facilmente domesticável. É um bom companheiro de brincadeiras de crianças.



Voltar