Hergé - Filho de Tintim de Benoît Peeters

Biografia de Hergé

Editorial Verbo -  Lisboa, 2007 - 425 páginas, Brochado, P&B, 160x235 mm

 

O Papagaio - Um Estudo do que foi uma Grande Revista Infantil Portuguesa de José Azevedo e Menezes - 2ª edição (ampliada)

Monografia sobre  O Papagaio,  publicação que editou pela 1ª vez em Portugal as aventuras de Tintim, sendo também a pioneira a nível mundial (mesmo antes que Hergé) da sua publicação a cores. No que diz respeito ao nosso herói, esta publicação apresenta uma série de curiosidades, nomeadamente as adaptações portuguesas (devido à censura e à conjuntura do herói em Portugal - Tintim era um jornalista português) dos episódios do Tintim

Edição do autor -  Lisboa, 2007 - 110 páginas, Brochado, Cor & P&B, 215x340 mm

A invisibilidade do género feminino em Tintin

Editora Chronos -  Queluz, 2007 - 383 páginas, Brochado, P&B, 175x230 mm

Tintim - Livro de Jogos

 

Difusão Verbo -  Lisboa, 2006 - 68 páginas, Cartonado, Cor, 215x340 mm

 

O Papagaio - Um Estudo sobre o que foi uma Grande Revista Infantil Portuguesa de José Azevedo e Menezes

Monografia sobre  O Papagaio,  publicação que editou pela 1ª vez em Portugal as aventuras de Tintim, sendo também a pioneira a nível mundial (mesmo antes que Hergé) da sua publicação a cores. No que diz respeito ao nosso herói, esta publicação apresenta uma série de curiosidades, nomeadamente as adaptações portuguesas (devido à censura e à conjuntura do herói em Portugal - Tintim era um jornalista português) dos episódios do Tintim

 

Edição José Vilela -  Lisboa, 2005 - 82 páginas, Brochura, Cor & P&B, 215x340 mm

Kuifje in Portugal

Revista «Sapperloot» #5. Número especial da revista do clube holandês Hergé Genootschap dedicada ao Tintim em Portugal. Tem uma separata em A5 com a tradução francesa dos textos

Sapperloot, nº 5, Novembro/2004, Hergé Genootschap, Brochura, 60 páginas, Cor, A4

 

 

Tintim - O sonho e a realidade de Michael Farr

Existe em Tintim algo que desafia o tempo, as línguas e as culturas. Como é possível que este repórter, nascido nos finais de 1920, se mantenha de tão boa saúde no virar do milénio? A qualidade dos desenhos e dos cenários não são a única explicação para o sucesso de Tintim. Tal como nos melhores romances, a história entronca solidamente numa realidade verificável, fruto do perfeccionismo de Hergé, que juntou ao longo da vida documentação de uma riqueza e variedade extraordinárias, metodicamente classificada, arquivada e registada. Os engenhos mecânicos, as cidades e o campo, a linguagem, as roupas, todo o ambiente projecta uma imagem do mundo à época em que se passa cada aventura. Os múltiplos níveis de leitura são outra característica essencial da obra de Hergé. Os jovens são seduzidos pela aventura, a comédia e a farsa; os adultos atentam mais na sátira política, na paródia da realidade, nos jogos de palavras, na arte da antecipação. As aventuras de Tintim, à semelhança do seu herói, são inesgotáveis.

Difusão Verbo -  Lisboa, 2005 - 206 páginas, Cartonado, Cor, 215x340 mm

As Aventuras de Tintim no Público - Guia de Leitura de Carlos Pessoa

Contém os textos publicados no jornal «O Público» entre Setembro de 2003 e Fevereiro de 2004, para apresentação dos 24 álbuns das aventuras de Tintim, distribuídos semanalmente por este jornal. Contém também uma pequena enciclopédia das principais personagens das aventuras de Tintim.

Edições Público/Oficina do Livro -  Lisboa, 2004 - 63 páginas, Brochado, Cor, 220x292 mm

Tintin no mar"

Livro com autocolantes reutilizáveis.

Edições Asa, Porto - 2003, 16 páginas, Cor, Brochura 

Tintin em Moulinsart

Livro com autocolantes reutilizáveis.

Edições Asa, Porto - 2003, 16 páginas, Cor, Brochura 

 

Vasco Granja - Uma vida... 1000 imagens, coordenação de Jorge Magalhães e Maria José Pereira

Biografia do célebre apresentador de filmes de animação da RTP, que também foi director da revista portuguesa «Tintin». Entrevistas, análises e bandas desenhadas de homenagem ao biografado. Contém um capítulo dedicado á revista, além de várias referências ao herói e seu criador. Contém uma banda desenhada de Luís Diferr, «As aventuras do capitão Hackrox e Jinjin», uma «pastiche» a Tintim.

Edições Asa - Porto, 2003 - 144 páginas, Cartonado, Cor, 240x312 mm

As Aventuras de Hergé, de Bocquet, Fromental e Stanislas

Banda desenhada biográfica de Hergé, o criador de Tintim.

Mundo Fantasma/Devir - Senhora da Hora/Lisboa, 2003 - 61 páginas, Cor, Brochado, 170x230 mm 

Heróis da BD, de Nuno Franco e Carlos Pessoa

Uma lista de 42 heróis da BD analisados pelos autores, cujas crónicas foram inicialmente publicadas no revista  dominical do jornal «Público». Uma crónica é dedicada a Tintim.

Público - Lisboa, 2001 - 89 páginas, Cor, Brochado, 250x295 mm 

Aventuras do Boneco Rebelde, de Sérgio Luiz (organização e texto introdutório de Carlos Bandeiras Pinheiro e João Paulo Paiva Boléo)

O Boneco Rebelde  é um dos momentos mais fulgurantes da história da banda desenhada portuguesa. Teve a sua publicação n' «O Papagaio» e o seu sucesso foi quase tão enorme quanto o Tintim. O interesse desta obra no estudo do Tintim em Portugal, é que o próprio herói entra nas primeiras três pranchas do Boneco, e este será uma versão portuguesa do herói belga. 

Edições Baleiazul - Lisboa, 1999 - Colecção Bedeteca, nº 5 - 152 páginas, Cor, Brochada, 206x291 mm

Cavaleiro Andante, de Leonardo de Sá e António Dias de Deus

História da revista de banda desenhada «Cavaleiro Andante» e de todos os seus suplementos. Contém um conjunto de bandas desenhadas que foram publicadas na revista. A obra faz várias referências à publicação das histórias de Tintim na revista.

Edições Época de Ouro/Editorial Notícias - Costa da Caparica/Lisboa - 159 páginas, Cor, Cartonada, 232x327 mm

Os comics em Portugal - uma história da banda desenhada, de António Dias de Deus

História da banda desenhada publicada em Portugal desde 1850 até ao ano 2000: O período heróico (1850-1910), Quando a banda desenhada era arte (1910-1940), A idade de ouro dos quadradinhos (1946-1960), O período convulsivo (1960-1985), Anos de crise (1985-2000). Contém várias referências à publicação das histórias de Tintim em Portugal.

Edições Cotovia/Bedeteca de Lisboa - Lisboa, 1997 - Colecção Cadernos da Bedeteca nº 1 - 365 páginas, P&B, Brochada, 173x242 mm

História da BD publicada em Portugal - 2ª parte

Segundo volume da história das revistas de banda desenhada publicadas em Portugal até aos anos 80. História da  revista portuguesa «Tintin». Contém dois artigos dedicados ao Tintim: «Porque sou um Tintin» (Sousa Santos) e «Tintin e o seu fantasma» (António Dias de Deus).

Edições Época de Ouro - Costa da Caparica, 1996 - 208 páginas, Cor, Cartonada, 235x329 mm

História da BD publicada em Portugal

Primeira parte da história das revistas de banda desenhada publicadas em Portugal até aos anos 80. Referência á publicação do «Tintin» n' «O Papagaio» e «O Foguetão».

Edições Época de Ouro - Costa da Caparica, 1995 - 269 páginas, Cor, Cartonada, 235x329 mm

Comics - uma história ilustrada da B.D., de Alan & Laurel Clark

Uma pequena história da banda desenhada mundial, com maior destaque para a norte-americana.  Contém um capítulo intitulado  «O triunfo de Tintim».

DistriCultural - Lisboa, 1991 - 143 páginas, Cor, Cartonada com sobrecapa, 236x305 mm

60 anos de Tintin, de Pedro Cleto

Uma pequena brochura de suporte a uma exposição sobre os «60 anos de Tintin», realizada em 1989 pela Comicarte, no Porto.

Comicarte - Porto, 1989 - 20 páginas, Cor, Brochura

Sociologia da Histórias aos Quadradinhos, de Jacques Marny

Contém um capítulo dedicado a Tintin, Haddock e Hergé.

Companhia Editora do Minho, Barcelos, 1988 - 324 páginas, P&B, Brochado com badanas

 

Tintin no psicanalista, de Serge Tisseron

Qual o segredo que se esconde por detrás do rosto inexpressivo eternamente adolescente de Tintin? Ou antes, que podem ensinar-nos as imprecações do capitão Haddock, as extravagâncias de Castafiore, as distracções do Professor Tournesol sobre o segredo que Hergé escondia a si próprio? Serge Tisseron tomou aqui as aventuras de Tintin não como uma colecção arbitrária de álbuns independentes, mas como um enorme fresco que fala duma coisa diferente do que narra, o que é preciso decifrar. Um inquérito quase policial, fértil em achados e sobressaltos conduzirá primeiramente o leitor de descoberta sobre a personalidade tão atraente de Hergé; mas igualmente sobre o gesto gráfico e o trabalho criador quanto este combina o desenho e o texto. Serge Tisseron é psicanalista e médico.

Bertrand Editora - Venda Nova, 1987 - 184 páginas, P/B, Brochado, 150x230 mm

"Pequena Enciclopédia Tintin - História Automóvel»

Livro. História do automóvel com desenhos do Tintin e Milou de Jacques Martin.

Editorial Pública, Lisboa - 1982, 63 páginas, Cor, Cartonada, 320x235 mm 

Livro de colorir

 

Difusão Verbo, Lisboa