Astrofotografia Digital                                                                             por: Luis G. M. Gouveia

 

 

 

.Início

.Equipamento   

.Encontros   

.Links

.Crítica Literária

.Astrofotos:    

  - Solares

  - Lunares

  - Planetárias

  - Enxames

  - Nebulosas

  - Galáxias

  - Constelações

  - Outras

 

 

 

 

 

 

  Início

Chamo-me Luís Gouveia, tenho 21 anos e estudo Engenharia Electrónica e de Telecomunicações na Universidade de Aveiro.  O meu interesse por  astronomia remonta à primária quando nos meus anos me ofereceram um livro intitulado "Os Planetas". Desde aí li variados livros sobre astronomia embora só aos 18 anos me tenha apercebido de como um telescópio, ainda que simples, me levaria a um outro nível de conhecimento dos céus. Quando comprei o primeiro telescópio pouco sabia acerca das posições de objectos celestes e menos ainda como fotografá-los. Foi muito importante inscrever-me no grupo de discussão Astrolista (yahoo groups) para poder "ouvir falar" quem lida com estes instrumentos diariamente e conhece o firmamento como a palma da mão. Pretendo com esta página divulgar a astrofotografia que penso ser uma modalidade com cada vez mais adeptos em Portugal dada a quantidade de páginas pessoais que têm aparecido sobre o tema. Não podendo rivalizar de maneira alguma com imagens que são verdadeiras obras de arte feitas por pessoas que "andam nisto" há mais tempo do que eu existo, quero antes fazer ver a pessoas que não querem gastar muito dinheiro, mas que gostam do tema, que isso é de facto possível. Algumas das imagens desta página foram tiradas com uma máquina em tripé encostada à ocular de um telescópio comprado no Jumbo por 40 euros! Espero não demorar a conseguir ainda mais fotos com o equipamento que agora possuo (foto) que vão com certeza melhorar a galeria. Céus limpos.

"Toda a nossa mistura de alegria e sofrimento, todas as inúmeras religiões, ideologias e doutrinas económicas, todos os caçadores e saqueadores, heróis e covardes, criadores e destruidores de civilizações, reis e camponeses, jovens casais apaixonados, pais e mães, todas as crianças, todos os inventores e exploradores, professores de moral, políticos corruptos, "superastros", "líderes supremos", todos os santos e pecadores da história da nossa espécie, ali - num grão de poeira suspenso num raio de sol."

Carl Sagan - "Pale Blue Dot"

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a25112@alunos.det.ua.pt