APLICAÇÕES GPS

Embora o GPS tenha sido desenvolvido para ir ao encontro das necessidades militares, logo foram desenvolvidas técnicas capazes de o tornar útil para a comunidade civil.  

Em seguida estão apresentadas algumas aplicações no intuito de dar uma visão global das potencialidades do GPS:

GPS APLICADO AOS TRANSPORTES

A ligação do GPS com o SIG (Sistemas de Informação Geográfica) gerou um grande interesse por parte do mundo empresarial ligado ao sector do transporte de mercadorias. Já muitas empresas adoptaram sistemas conjuntos GPS/SIG para fazer gestão e monitorização de frotas,

Como exemplo de uma aplicação GPS aos transportes, temos  um sistema que a conhecida empresa de aluguer de automóveis (Hertz) está a utilizar chamado “Hertz NeverLost”. Este sistema foi desenvolvido pela Rockwell Automotive e permite localizar um veiculo em qualquer lugar geográfico. Este sistema equipa alguns veículos e está posicionado entre o condutor e o passageiro do banco da frente do automóvel. O sistema funciona da seguinte forma: o condutor (ou o passageiro do lado) escolhe no écran  o destino pretendido, e o “NeverLost” calcula a rota dando depois indicações visuais e verbais como “vire à direita, “vá em frente”, etc. Se por acaso o condutor se enganar no caminho o sistema pode recalcular a rota dando caminhos alternativos.

APLICAÇÕES GPS NO DESPORTO

Em 12 de setembro de 1992, foi realizada uma corrida de balões transatlântica. Cinco balões com tripulação de diferentes países participaram na corrida que se iniciou na América do Norte e terminou no continente Europeu. Dois receptores GPS Garmin Model 100 foram levados em cada balão. Os receptores foram usados para ajudar na navegação e para verificar os recordes do mundo. Em adição, as informações de direcção e velocidade dadas pelo GPS ajudavam às tripulações identificar as correntes de ar, e as informações de posição permitiam aos salva-vidas encontrar rapidamente as tripulações em perigo devido às descidas rápidas. 

O GPS  também já é indispensável não só nos grandes ralis como o Granada-Dakar, como também nos raides nacionais.

GPS APLICADO À PROTECÇÃO CIVIL

Alguns serviços de protecção civil já estão também a utilizar GPS. Uma esquadra de uma equipa de salvamento Norte Americana utiliza desde 1992 um receptor Trimble Transpak em ambulâncias com o objectivo de guiar os helicópteros de serviços médicos até elas muito mais rapidamente e em situações onde a visibilidade é reduzida.

GPS APLICADO À TOPOGRAFIA  E GEODESIA

Os avanços tecnológicos da informática e da electrotecnia vieram revolucionar o modo de praticar topografia. Primeiro com o aparecimento dos instrumentos electrónicos de medição de distancias(EDM) e agora mais recentemente com os receptores GPS.

O GPS é hoje em dia utilizado em todas as aplicações topográficas, a sua precisão milimétrica permite utiliza-lo para determinar ângulos, distâncias, áreas, coordenar pontos, efectuar levantamentos, etc.

APLICAÇÕES MILITARES

Embora a constelação de satélites só recentemente  tenha sido completada, o GPS já demostrou ser um instrumento de grande valor as forças militares norte americanas. Nos desertos devido à sua grande grandeza, o terreno parece-nos sempre igual por muitos quilómetros. Sem um seguro sistema de navegação, as forças norte americanas não poderiam realizar a Operação tempestade do deserto, durante a guerra do Golfo. Com o GPS, os soldados estavam aptos  a ir para qualquer lugar até mesmo à noite e sobre tempestades de areia. Inicialmente  foram comprados 1000 receptores comerciais portáteis para esse uso, mas os resultados foram tão bons que antes do fim do conflito mais de 9000 receptores comerciais foram usados no  Golfo pérsico.

Como se pode concluir, seria impossível enumerar toda a multiplicidade de usos do GPS. Novas aplicações irão sendo desenvolvidas assim como a tecnologia  que as envolve.

O futuro do GPS é ilimitado assim como é a  nossa imaginação.