voltar ao ínicio

 

http://Evasoes.site.vu - Evasões de um sonhador

 

Eu

Sobre mim

quem sou eu

fotografias

instante

aos olhos de alguém

Agenda

Escolhas

 

Palavras soltas

Evasões de um sonhador

Arquivos

 

Dream

Definição

Sobre os sonhos

Superstições

sonhos

signos do zodíaco

 

Gostos

Fotografia

Poesia

 

Na internet

IRC

PTnet

BRASnet

#Ðream

noticias do IRC

rapazes

raparigas

Links

arte

diversos

informação

páginas pessoais

utilidade

 

Link me

Mailing List

Livro de visitas

Fórum

Contactos

 

Estatísticas e Outros

total de visitas

 

Dream © 2004

 

.:: Sábado, Junho 28

Depressão - os valores de uma epidemia

depressão

A depressão e as perturbações ansiosas são um problema de saúde pública, uma vez que têm uma prevalência elevada e estão a crescer cada vez mais, sobretudo nas populações das sociedades industrializadas.

José Leitão, psiquiatra do Hospital Militar, em Lisboa, salienta o facto de serem patologias que saem bastante caras ao Estado e que, quando não são tratadas, envolvem grandes custos económicos e sociais.
A depressão e as patologias ansiosas, "altamente comprometedoras do desempenho e que incapacitam física e psicologicamente o indivíduo", são de uma forma geral sub-diagnosticadas. Para tal cooperaram os preconceitos culturais e "o facto de, geralmente, se considerarem como uma reaçcão natural aos acontecimentos da vida e que, portanto, não carecem de tratamento" (segundo José Leitão).

os valores de uma epidemiaA depressão afecta cerca de 10 a 15 por cento da população e alguns estudos revelam mesmo que, dos indivíduos que são diagnosticados nos cuidados primários, só cerca de 10 por cento chegam à psiquiatria.
Por outro lado, a Organização Mundial de Saúde (OMS), adianta que a depressão pode vir a tornar-se a segunda doença mais incapacitante, logo a seguir às doenças cardiovasculares. Acompanhando este aumento de morbilidade, a OMS traça um cenário pessimista e admite que o suicídio seja, a partir de 2025, uma das primeiras causas de morte nas sociedades industrializadas.

A adesão do doente e uma terapêutica de longo prazo, sem efeitos secundários, é fundamental para tratar esta patologia, na maioria dos casos, crónica. Segundo José Leitão, "os antidepressivos das novas gerações podem desempenhar um papel importante, uma vez que não têm efeitos secundários nefastos para a saúde, melhoram a tolerabilidade e por conseguinte, beneficiam a qualidade de vida do doente".
Por outro lado, o colega acrescenta que se tratam de fármacos seguros, com poucas interacções medicamentosas e que podem ser utilizados numa situação de patologias associadas, sem riscos para a saúde do doente, por exemplo no caso dos idosos.

Vamos remar contra a maré, não baixar os braços, e juntos lutar para um futuro bem mais risonho.
Gostaria daqui a uns anos poder olhar para trás e verificar que estas visões pessimistas não se vieram a confirmar.

Agradecimento ao Dr. José Leitão

 

[ 00:25 ] por Gonçalo Trafaria · |

 

 



.:: Quarta-feira, Junho 25

Depressão na adolescência

depressão



Apesar dos pais acreditarem que conseguem encontrar uma depressão nos filhos, na verdade dois terços dos adolescentes nunca são diagnosticados e têm maior risco de suicídio, segundo um estudo da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Através de um inquérito a 900 pais de jovens até aos 18 anos, os investigadores descobriram que apenas um terço dos adolescentes doentes são diagnosticados por um familiar, médico ou professor.

Dá que pensar...

 

[ 17:23 ] por Gonçalo Trafaria · |

 

 



.:: Segunda-feira, Junho 23

Num papel guardado algures no meu quarto encontrei...

shot!!

Cerveja loira que estais no bar,
alcoolizado seja o nosso fígado.
Venha a nós o copo cheio,
seja feita a nossa aguardente,
assim na festa como na tasca.

O traçadinho nosso de cada dia nos dai hoje,
perdoai as nossas bebedeiras,
assim como nós perdoamos,
a quem não tenha bebido.
Não nos deixeis cair no refrigerante
e livrai-nos da água...

Shot!!!


Nota: Este papel foi escrito nos meus tempos de adolescente. Velhos tempos esses... mas o espirito ainda vive... :p


Atenção: Não quero com isto incentivar ao consumo de bebidas alcoólicas! O consumo das mesmas deve ser feito com moderação e consciência.

 

[ 23:49 ] por Gonçalo Trafaria · |

 

 



.:: Domingo, Junho 22

Sabia que...

Pode-se misturar água com azeite, só que primeiro é preciso adicionar um pouco de sabão.

Quando era jovem e não tinha muito dinheiro, Picasso, para se aquecer, queimou alguns dos seus quadros.

O ícone "Save" da Microsoft mostra uma disquete com a patilha de metal virada ao contrário (coloquem uma disquete ao lado do ícone e vejam).

Os cangurus não conseguem andar para trás.

Os gatos têm cerca de 100 sons vocais enquanto que os cães só têm 10.

Todos os porcos-espinhos flutuam na água.

O único país que começa por um "A" e não acaba num "A" é o Afeganistão.

Os elefantes não conseguem saltar. Qualquer outro mamífero consegue.

O isqueiro foi inventado antes do fósforo.

O olho de uma avestruz é maior do que o seu cérebro.

Sempre que lambes um selo estás a consumir 1/10 de caloria.

Há mais galinhas do que pessoas no mundo.

É impossível espirrar com os olhos abertos. (não tentem fazer isto).

O Sapo Cocas é canhoto.

Se colocarem uma uva num copo de champanhe ela vai andar sempre a subir à tona e a descer ao fundo.

Thomas Edison tinha medo do escuro.

... curioso, mas verdade.

 

[ 01:57 ] por Gonçalo Trafaria · |

 

 



.:: Quinta-feira, Junho 19

O amor...

O que é esta ferida que dói no meu peito, e que me faz sorrir?
O que é esta lágrima que deito, desejando não partir?
O que é esta vontade de gritar misturada com mel e ardor?
O que é este desejo a queimar se o que sinto é apenas dor?

Será amor?
Será ilusão?
Será apenas um clamor?
Ou simplesmente paixão?!

 

[ 15:55 ] por Gonçalo Trafaria · |

 

 



.:: Quarta-feira, Junho 18

Bembo's Zoo

Descobri esta apresentação em flash muito boa, ora vejam aqui.

Agora viaja pelo Bembo's Zoo!

 

[ 23:01 ] por Gonçalo Trafaria · |

 

 



.:: Terça-feira, Junho 17

Aniversário de Mauritus Cornelis Escher (1898 - 1972)

M. R. Escher - ver site oficial

Quem não conhece a obra deste artista holandês, xilografista e desenhador, estudioso da divisão regular da superfície, perspectiva e distorção, ilusões espaciais, superfícies padronais complexas, entre outros. Artista este, que utilizou essencialmente a xilogravura, o carvão e o giz nas suas composições, tendo também usado madeira?

As suas imagens deambulam por emails e emails que circulam entre as caixas de correio electrónico. Pena é que muita gente aprecie a sua arte, sem saber o seu autor.

Mauritus Cornelis Escher e Salvador Dali, sempre foram e duvido que alguma vez deixem de ser, os dois artistas que mais admiro, por toda a sua vida e obra que nos deixaram.

Escher, sem conhecimento matemático prévio, mas através do estudo sistemático e da experimentação, descobre todos os diferentes grupos de combinações isométricas que deixam um determinado ornamento invariante. A reflexão é brilhantemente utilizada na xilografia "Day and Night", uma das gravuras mais emblemáticas da carreira de Escher.



Parabéns por tudo aquilo que nos deixaste!

 

[ 18:03 ] por Gonçalo Trafaria · |  



Quando dá um beijo, para que lado vira a cabeça?

... beijo

O professor Güntünkün, investigador alemão, dedicou-se a um estudo sobre a forma como as pessoas inclinam a cabeça no momento em que se preparam para dar um beijo que implique contacto dos lábios e proximidade facial perante o outro. O trabalho, publicado na revista «Nature», revelou que a maior parte dos indivíduos prefere o lado direito.

Para realizar a investigação foi utilizada uma amostra de 120 casais com idades compreendidas entre o período da adolescência e os 70 anos. Foram estudados indivíduos provenientes dos Estados Unidos, Alemanha e Turquia, de forma a existir uma variedade de contextos culturais. O investigador analisou os beijos apaixonados que estes casais davam em lugares públicos, como por exemplo, aeroportos, estações de comboio e praias.

"Pode existir um hábito ganho pelos seres humanos antes do nascimento que ainda influência o nosso comportamento para o resto da vida e é visível em hábitos subtis como, por exemplo, beijar", explicou Güntünkün à BBC Online. Este perito, da Universidade Ruhr, na Alemanha, defende que uma possível explicação pode ser o facto de, no útero materno, o bebé apresentar tendência para virar a cabeça para o lado direito. Aliás, adianta, no final da gestação e durante os seis primeiros meses de vida extra-uterina, a maior parte dos bebés apresenta este comportamento, (BBC Online).

E tu? Quando dás um beijo, para que lado inclinas a cabeça?

 

[ 17:12 ] por Gonçalo Trafaria · |

 

 



.:: Domingo, Junho 8

Sistema "mãos-livres"

sistema mãos-livres

Alguns países estão a considerar tornar obrigatória a utilização do sistema "mãos-livres" durante a condução, olhando para esta alternativa como uma opção que vai reforçar a segurança na estrada.
Contestando esta alegação surge um estudo realizado nos Estados Unidos, na Universidade do Utah: usar o sistema "mãos-livres" ou falar normalmente ao telemóvel ao volante é igualmente perigoso, "os condutores estão debilitados em ambos os casos".
Segundo o psicólogo David Strayer, "As pessoas quando estão ao telemóvel têm reacções mais lentas do que quando não estão", disse à Reuters. O psicólogo acrescenta dizendo que os indivíduos utilizados como amostra para fazer este estudo (20 voluntários em frente a um simulador) apresentaram "um estilo de condução mais descuidado que é incapaz de responder a acontecimentos imprevisíveis como um carro avariar à sua frente, a mudança de um semáforo, ou outros acontecimentos do género".

Um segundo teste foi realizado para confirmar a distracção dos condutores. Foi utilizado um ‘eye tracker’, um aparelho de alta precisão que permite saber exactamente para onde a pessoa está a olhar. A equipa de investigação apreendeu que os indivíduos não se recordam de determinados objectos para os quais olharam durante a condução. "Apesar de os olhos estarem a olhar directamente para algo, quando se usa o telemóvel, é muito provável que não esteja realmente a vê-lo", frisa o investigador principal, acrescentando que "Isto é uma variante do que às vezes se chama cegueira de atenção".

De frisar que o artigo publicado na edição de Março do "Journal of Experimental Psychology: Applied" faz uma ressalva importante: ouvir música ou conversar com outras pessoas que estejam a bordo do automóvel não afecta a atenção dos condutores de forma semelhante à que decorre de manter uma conversa ao telemóvel durante o acto da condução.

Está na altura de se repensar nas políticas governamentais a este respeito, mas a maior politica virá sempre de cada um de nós.

A segurança de todos começa na de cada um de nós...

 

[ 12:35 ] por Gonçalo Trafaria · |

 

 



.:: Sexta-feira, Junho 6

1ª etapa da Liga Europeia 2003 de Futebol de Praia

liga europeia 2003

Arranca hoje em Carcavelos a primeira etapa da Liga Europeia 2003, com Portugal a surgir como cabeça de cartaz, num grupo onde estão inseridos a poderosa Espanha, três vezes consecutivas vencedora da prova e actual vice-campeã, a renovada Itália e a Inglaterra.

O ex-árbitro de futebol de 11, e sempre colega Jorge Coroado vai mais uma vez coordenar a arbitragem da etapa da Costa de Estoril da Liga Europeia. Coroado estará na gestão da arbitragem na etapa de Carcavelose e, também, no Mundialito da Figueira da Foz.

A equipa de arbitragem é composta por mais seis juízes, quatro portugueses e dois franceses. Pinto Correia, António Marçal, João Almeida e Ernesto Silva são os árbitros portugueses, enquanto Lakhdar Benchabanne e Patrick Fautard viajaram de terras gaulesas para estar presentes na competição em Carcavelos.

Este ano nenhum árbitro dos quadros da Federação Portuguesa de Futebol está autorizado a participar neste evento, desta forma, irei acompanhar o mesmo da televisão ou das bancadas. Posso não participar neste, mas decerto o farei noutros, não divulgarei já, para não criar polémica em torno da minha actuação, mas na altura própria direi os campos que irei pisar.

Hà 3 anos que tenho sido presença regular em vários eventos no âmbito do futebol de praia. Na minha pessoa e qualidade como árbitro de futebol de 11, gosto imenso desta experiência, esperando que os convites continuem a surgir por muitos e muitos anos, eu cá estarei para lutar por essa mesma causa, a arbitragem.

Até lá... boas futeboladas com grandes apitadelas.

 

[ 20:49 ] por Gonçalo Trafaria · |

 

 



.:: Quinta-feira, Junho 5

Dia mundial do ambiente

dia mundial do ambiente

A nossa espécie tem usado mais a capacidade de modificar o meio ambiente para piorar as coisas que para melhorar. Agora precisamos de fazer o contrário, para a nossa própria sobrevivência.

Reveja o seu dia-a-dia e tome as atitudes ecológicas que julgar mais correctas e adequadas.
Não espere que alguém venha fazer isso por você. Faça você mesmo.

Ver "Segredos a revelar sobre o ambiente", muito bonito.

 

[ 18:58 ] por Gonçalo Trafaria · |

 

 



.:: Terça-feira, Junho 3

Descobrindo algumas curiosidades...

... 9 em cada 10 homens pensam que as mulheres não sabem jogar futebol.

... 1 em cada 6 homens mandam um qualquer objecto contra a televisão.

... 1 em cada 2 homens protestam com o árbitro enquanto assistem a um jogo pela TV.

Escusado será dizer que esta última é-me menos agradável, mas os 6 anos de arbitragem já me trouxeram ouvidos de mercador.

 

[ 23:14 ] por Gonçalo Trafaria · |

 

 



.:: Domingo, Junho 1

Dia da criança

ver uma composição e um poema de alunos do 6º ano

Queria ter um dia
só pra comer porcaria:
gelado, chocolate e bombons.
Contar os dias de alegria e fantasia.

Querendo por querer.
Não é uma maravilha ?
Jogar videojogos, jogar à bola,
E depois ir à escola.

Queria ser criança a vida inteira,
E nunca acabar a brincadeira.
Mas ser criança não é tão bom assim,
Todo mundo manda em mim !

Sei que devo aproveitar,
Sou criança, quero brincar!




 

[ 09:19 ] por Gonçalo Trafaria · |

 

 



 

· Dream Copyright © 2004 Todo o conteúdo com direitos reservados ·