Tripulação Mensagem n.º 7  Home Up Mensagem n.º 8

DIVULGAÇÃO

 

 

 

 

 

Vida (1)

Nota

No campo da VIDA

 a) A vida na Terra é como que uma escola, uma fase de aprendizagem com vista ao aperfeiçoamento de cada um.

O que queríamos obter com esta pergunta era se o jovem tinha a noção (ou o querer) de, sendo nós filhos de Deus que nos propiciou a Terra, como escola de aperfeiçoamento, sendo esta noção de algum modo indiciada na pergunta, deixando de alguma forma que o inquirido fizesse essa identificação.

Segundo os dados abordados no Quadro-1, podemos concluir que 58% dos jovens tem uma noção correcta da perspectiva acima referida. Esta conclusão é baseada na média das percentagens das afirmações indicativas da verdade da opção da alínea a).

Os restantes jovens apesar de não reafirmarem a sua escolha, com as restantes opções, sentimos nas suas respostas uma esperança que esta opção seja uma realidade. Também é importante salientar o caso de um jovem que, apesar de não acreditar em Deus e de já ter tentado o suicídio, escolheu esta resposta como a que mais se aproxima da sua noção de vida. 

25 Inquiridos - 19 Raparigas e 6 Rapazes - Média: 20 anos

Deus:  84% (sim) 9% (não) 52% (c) 12% (Talvez)            2: 48% (a)        Espírito: 72% sim   28% talvez   a) 56%  b)12%   c)40%     Morte: (a) 68%  0(b) 4%     (c) 28%     Suicídio:  Sim 80%, Não 20%, Alimentas essa ideia  sim 4% (não acreditam em Deus)    Espiritismo:  Sim 56% Não 36%

Quadro-1

S – sim;  N – não;  T - talvez

++

+

-

IV - DEUS

1. Acreditas em Deus?                    

 

S

 

21

 

T

 

3

 

N

 

1

2. Qual das afirmações se aproxima mais da tua noção de Deus?

 

 

 

 

 

 

a) Deus é nosso Pai, Criador de tudo e de todos, perfeito e infinitamente bom e justo.

 

12

 

 

 

 

b) Deus é um juiz que nos castiga se pecarmos.

 

 

 

 

 

0

c) Deus é um dogma, que não compreendo muito bem mas que sinto que existe.

 

 

 

13

 

 

V - ESPÍRITO

1- Acreditas na existência da alma ou espírito?

 

S

 

18

 

T

 

7

 

N

 

0

2- Qual das afirmações se aproxima mais da tua noção da alma:

 

 

 

 

 

 

a)     Nós somos constituídos por corpo e espírito, sendo o espírito eterno, mantendo a sua personalidade dos seus actos, após a morte do corpo.

Nota: Os que responderam em Deus (a) responde em espírito (a).

 

 

14

 

 

 

 

b) Quando o corpo morre, acaba tudo, ficando o espírito "adormecido" à espera da ressurreição.

 

 

 

 

 

 

 

3

c)  Sinto que deve existir alguma coisa para além da morte e que faça com que a vida tenha uma finalidade, mas não sei o quê, nem como.

Nota: Quase todos os que respondem que Deus é um dogma escolheram (c).

 

 

 

 

 

10

 

 

4- Já ouviste falar no Espiritismo (Allan Kardec)?

 

 

S

N

14

9

 

 

III- A MORTE

1- O que é para ti a morte?

a) Uma passagem para outra vida (espiritual)

 

 

 

17

 

 

 

 

b) O fim de tudo

 

 

 

 

 

1

c) Não sei o que é por isso receio

 

 

 

7

 

 

2- Já pensaste alguma vez em te suicidares?

N

20

 

 

S

5

Chegaste a tentar?                     

N

 

 

 

S

2

 

 

 

 

 

T

1

Ainda alimentas essa ideia?  

N

 

 

 

S

1

 

Mensagens inerentes ao Quadro-1

(reflexões que podemos suscitar uns aos outros)

 

32([1])

Que a minha vida vivo como eu quiser.

 

 

10; 46; 54; 56; 57 

 

 

47

A vida para mim é mais uma etapa que nós deveremos enfrentar com frontalidade e coragem, mas acho que a vida em “si” não faz sentido porque torna-se monótona, uma pessoa nasce, cresce, faz pela vida, uns mais que os outros, e no fim morremos todos de uma maneira ou de outra, sem qualquer tipo de diferença. Não entendo o porquê das pessoas batalharem tanto e no fim morremos.

 

 

21

Ainda não encontrei o objectivo do que de facto é viver, quem me dera ter mais tempo para aprender o verdadeiro sentido da vida que me foi dada sem poder escolher.

Quem me disser que o encontrou é um pobre ignorante, pois essa faculdade (vida) é mais complexa do que a própria existência humana.

O homem pode criar vida ou acabar com ela, mas não poderá dominar nunca esse princípio que o transcende.

 

 

Ser jovem é difícil, ser homem custa, mas cada dia me convenço mais que é isso que ainda me faz lutar.

 

 

28

A liberdade de cada um de nós poderia não ser condicionada se soubéssemos utilizá-la com a consciência e responsabilidade das consequências dos passos actos, de outras palavras, sou a favor da liberdade própria até à liberdade dos outros. Direito à opção de escolhas e opção de vida, porque cada pessoa é um "caso" diferente.

 

 

55

 

São poucas as pessoas que acreditam na existência do espírito, outros por medos e receios recusam-se a admitir a sua existência. Só o esclarecimento pode levar as pessoas a enfrentar fantasmas do passado, e era positivo e a existência em maior número de reuniões em que fosse debatidas as questões do espírito.

“O corpo degrada-se mas o espírito permanece.”

 

 

42

Eu acredito num ser, que será a consciência de qualquer um, mas nós muitas vezes não lhe damos a importância então ele abandona o leme do barco (que são as nossas vidas) para nos deixar experimentar o quão minúsculos e simples nós somos.

 Existem mensageiros que nos vão alertando, mas não é tudo, nós é que temos que ter a consciência que a viver uma vida vazia não conseguimos aguentar.

 

 

40

Gostava que tudo fosse diferente; houvesse menos ódio, não houvesse guerra, nem fome, nem doenças; mas que em contrapartida houvesse muito amor, carinho, paz.

Viver é algo de maravilhoso, é uma experiência única, não que viver tem os seus riscos; á nossa volta há muita violência que se deve em grande parte é droga, fome, miséria, crianças com fome, idosos desalojados, etc...

 Viver é bom, mas será ainda melhor se pensarmos no que podemos fazer pelos outros, nessa “pequena” “ajuda”, que se todos déssemos ao próximo, não seriamos somente nós a viver esta experiência única, mas estaríamos a dividir com os “outros”, o que de bom sentimos.

 

 

7

Aproveitem todos os momentos da vida agradecendo sempre todo o que tenham, mesmo as piores coisas.

Tenham sempre a bondade dentro de vocês, mesmo para aquelas pessoas que não a merecem. Pois só a nossa bondade, o nosso carinho e nosso amor perante as pessoas mais ingratas, será o melhor remédio para elas.

Nunca tentem o suicídio, pois por experiência própria, isso pode ser demasiado cruel. E acreditem, que nem que seja 1 segundo na vida vocês têm o direito a ser felizes, por isso, basta viver para ter esse segundo, e o resto da vida sempre a lembrar esse segundo ou esperando por mais por mais iguais.

Respeitem todos e tudo na vida e principalmente a própria vida.

 

 

15

Espero que com as respostas do questionário possa ajudar o vosso projecto. Acho que, de certa forma, foi uma maneira de eu  pensar em determinadas questões que, apesar de saber que se formulavam, ainda não tinha parado um pouco para saber em que posição me situava.

 Felicidades para o grupo.

 

 

12

Gostei bastante de responder a este inquérito, não só porque aborda questões impertinentes que me obrigaram a meditar um pouco mas também porque penso que este vos ajudará a tirar conclusões necessárias para a vossa missão.

Desejo-vos boa sorte e bom trabalho nas vossas tarefas e se necessitarem dos meus serviços mais uma vez (ou mais) disponham.

 

 

14

    Não vou deixar mensagem porque não sei sobre que assunto o devo fazer. Agradeço apenas a oportunidade de pensar um pouco sobre a pessoa que sou o que muitas vezes nos esquecemos de fazer.

 

 

59

Fico contente de saber que este grupo se preocupa com os jovens. Acho que devem elucidar mais jovens com a doutrina. Pois no meu ver, há jovens que não a conhecem e precisam de ajuda, esclarecimento e aprendizagem

 

 

13

Felicito-vos desde já por esta grande ideia, e gostava que continuassem com o projecto.

   

24

Felicito-os desde já pelo vosso trabalho e espero que continuem em frente com esta ideia

 

 

3

Acho o questionário muito interessante, mas tenho pena de não haver muitas questões com uma resposta mais aprofundada do que um "sim" ou um "não".

 

 

31

 

Gosto do trabalho que vocês estão a fazer. É bom saber que existem pessoas que querem ajudar outros e que existem estes grupos para a melhor convivência entre jovens. Desejo-vos boa sorte no vosso trabalho e continuação.

 

 

51

Que todos amemos Deus, cada um à sua maneira.

 

 

37

 

Não sei se esta mensagem é para o mundo, mas se fosse uma mensagem para enviar para alguém ouvir ler sem saber bem que diria:

É preciso termos cuidado...estamos a destruir-nos a nós próprios, pensamos que estamos a agir em nosso favor.

 

 

49

 

A vida não somos só nós, é tudo e todos, porque se fossemos só nós, não havia nada, nem nada tinha significado. Por isso, acho que quando cometemos qualquer erro devemos pensar, não só em nós mas também nos amigos e em todos os que nos rodeiam para não magoarmos alguém que no fundo não o merece.

 “ESPELHO DA VIDA

 A mente é o espelho da vida em toda parte.

Ergue-se na Terra para Deus, sob a égide do Cristo, à feição do diamante bruto, que, arrancado ao ventre obscuro do solo, avança, com a orientação do lapidário, para a magnificência da luz.

Nos seres primitivos, aparece sob a ganga do instinto, nas almas humanas surge entre as ilusões que salteiam a inteligência, e revela-se nos Espíritos Aperfeiçoados por brilhante precioso a retractar a Glória Divina.

Estudando-a de nossa posição espiritual, confinados que nos achamos entre a animalidade e a angelitude, somos impelidos a interpretá-la como sendo o campo de nossa consciência desperta, na faixa evolutiva em que o conhecimento adquirido nos permite operar.

Definindo-a por espelho da vida, reconhecemos que o coração lhe é a face e que o cérebro é o centro de suas ondulações, gerando a força do pensamento que tudo move, criando e transformando, destruindo e refazendo para acrisolar e sublimar.

Em todos os domínios do Universo vibra, pois, a influência recíproca.

Tudo se desloca e renova sob os princípios de interdependência e repercussão.

O reflexo esboça a emotividade.

A emotividade plasma a ideia.

A ideia determina a atitude e a palavra que comandam as acções.

Em semelhantes manifestações alongam-se os fios geradores das causas de que nascem as circunstâncias, válvulas obliterativas ou alavancas libertadoras da existência.

Ninguém pode ultrapassar de improviso os recursos da própria mente, muito além do círculo de trabalho em que estagia; contudo, assinalamos, todos nós, os reflexos uns dos outros, dentro da nossa relativa capacidade de assimilação.

Ninguém permanece fora do movimento de permuta incessante.

Respiramos no mundo das imagens que protejamos e recebemos. Por elas, estacionamos sob a fascinação dos elementos que provisoriamente nos escravizam e, através delas, incorporamos o influxo renovador dos poderes que nos induzem à purificação e ao progresso.

O reflexo mental mora no alicerce da vida.

Reflectem-se as criaturas, reciprocamente, na Criação que reflecte os objectivos do Criador.”[2] 

ATENÇÃO 

“SE  FOR  DE  VOSSA  VONTADE

FECHAR  AS  PORTAS DAS  CADEIAS,

ABRAM  AS  PORTAS DO  EVANGELHO

PARA  A  JUVENTUDE.”

 «Emmanuel»

  Grupo RAIO DE LUZ

Nota  Análise Repartida por mensagens, de uma amostra de 60, de um universo de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 26 e com uma média de 19 anos.

[1] Os números correspondem ao respectivo número do inquérito.

[2] Xavier, Francisco Cândido – “Pensamento e Vida” pelo Espírito Emmanuel

 Mensagem n.º 7 Home Up Mensagem n.º 8